ArtRio

Projeto MIRA

Em 2017, a ArtRio apresenta um programa exclusivamente dedicado à vídeoarte. Este ano estreia o programa MIRA em parceria com a Fundação Iberê Camargo e curado por Bernardo José de Souza , diretor artístico da instituição. Os projetos de videoarte selecionados serão exibidos em um espaço aberto.

Os vídeos tem uma temática relacionada à ficção científica, futuro e o que é percebido como realidade. Os artistas selecionados são: Luiz Roque: o mais pop, sci-fi, “moderno” de todos os artistas brasileiros; Anna Franceschini: dona das imagens mais misteriosas, místicas, poéticas e cinematográficas; Gabriel Abrantes: enfant terrible do cinema, iconoclasta e absurdamente inteligente e divertido; Tomas Maglione: uma bela recente descoberta. O mundo que há, o mundo que não vemos, o mundo que existe apesar da realidade, o mundo redimesionado, redescoberto.

As obras foram escolhidas a partir do desejo do curador de dar visibilidade às obras dos artistas com os quais ele trabalha há muito ou há pouco tempo e que tem muito a dizer no atual contexto de perda da nossa capacidade de imaginar, fantasiar e tranasformar o mundo: "Trata-se de expandir os horizontes estéticos, políticos e perceptivos"

O MIRA acontece dos dias 13 à 16 de setembro de 20h as 21h, na área da esplanada.