ArtRio

Nova galeria na zona portuária

Com 312m² e dois andares, a Galeria Novocais foi inaugurada na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O local vai abrigar a mostra permanente “Porto Cidade – a memória do lugar”, que apresenta um recorte da história do Rio de Janeiro na Zona Portuária de 1800 a 1980. A exposição exibe grande retrospectiva histórica sobre a região, e suas transformações urbanas, com ênfase na sua dimensão humana apresentadas em mais de 600 imagens de variados acervos.
A evolução da região é apresentada numa grande instalação de fotografias do século XIX ao XX que faz um percurso em imagens passando pelo Porto, Morro da Providência, Morro da Conceição, Santo Cristo, Gamboa, Saúde e Centro. A estrutura metálica cobre a galeria até o segundo andar e abriga fotos de arquivo de importantes acervos, como do Instituto Moreira Salles (IMS), Museu da Imagem e do Som (MIS), Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Arquivo Geral da Marinha e Biblioteca Nacional. Além das fotografias, também serão expostos desenhos do artista Heitor dos Prazeres.

Para a arquiteta Ana Borelli, que assina a curadoria e a cenografia do projeto, a descoberta do material do fotógrafo era o que faltava para dar a dimensão completa da importância da história da região. “O registro do cotidiano do Morro da Providência pelo olhar de um fotógrafo da região, que também era morador do Morro do Pinto foi exatamente o que buscava para um recorte carregado de influências do entorno. Esta é uma exposição onde o espectador entrará numa viagem ao passado”, conta.

A nova galeria fica localizada no Santo Cristo, no térreo do Edifício Novocais do Porto. “A Galeria Novocais vem dar continuidade a uma estratégia de integração do Edifício Novocais do Porto com o seu entorno. Certamente trará ao carioca a oportunidade de ver uma abordagem inédita sobre a região, uma dimensão humana mais próxima do cotidiano das pessoas, trazendo à luz cenas inédita dos tradicionais bairros da Gamboa, Saúde e Santo Cristo em especial”, afirma Armando Iazzetta, Diretor de Investimentos do Empreendimento. A Galeria terá acesso gratuito de segunda a sábado, além de abrir espaço para agendas semanais de visitas guiadas, voltadas especialmente para escolas, e grupos interessados pela história deste pedaço do Rio de Janeiro.

Serviço:
Inauguração Galeria Novocais
Data: sábado, 07 de Outubro
Horário: das 14h às 20h
Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 17h – com escala de visitas guiadas
Sábados, de 11h às 16h
Endereço: Av. Cidade de Lima, 86, Santo Cristo – Rio de Janeiro
Como chegar: VLT estação Cordeiro da Graça (sentido Rodoviária); VLT estação Equador (sentido Santos Dumont)
Estacionamento no local.