ArtRio

Maria Klabin na Silvia Cintra + Box 4

A individual “Entre Rio e Pedra”, de Maria Klabin que abre dia 10 de agosto (de 19h às 22h), na galeria Silvia Cintra + Box 4, marca a volta da artista aos grandes formatos de tela. A nova mostra de pinturas reúne seis trabalhos a óleo baseados em paisagens da Ilha Grande, no litoral do Rio de Janeiro.

Essa série é fruto direto da relação entre Maria e sua realidade ambiente, a ilha onde passou a infância volta através de imagens de sua memória que vão se justapondo a imagens captadas em fotografias feitas pela artista com o intuito de ajuda-la no processo de recriar este universo. O resultado são cenas que transitam entre a realidade e o sonho.

A praia, o mar, a natureza que sempre apareceram em suas pinturas, desta vez servem como fundo para o surgimento também de personagens. Pessoas na floresta, um homem dormindo, um catador de conchas, compõem esse cenário inconsciente. Mas, embora lidem com a subjetividade e a fluidez inerente à matéria da memória, essas pinturas mantém uma objetividade pictórica.

Natural do Rio de Janeiro, a artista graduou-se, em 1999, em Pintura e História da Arte na Brandeis University, Estados Unidos, onde ganhou o “Susan May Green Award for Painting”. Três anos mais tarde, em 2002, concluiu mestrado na Central Saint Martin, em Londres. Em 2003 passou a ser representada pela galeria Silvia Cintra+Box4 e desde então tem mostrado seu trabalho em importantes exposições e feiras no Brasil e no exterior.

A exposição vai até o dia 9 de setembro. A galeria Silvia Cintra + Box4 fica na Rua das Acácias 104 – Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado das 12h às 18h. Entrada gratuita.