ArtRio

Cine Clube Despina exibe o documentário “Shoot Yourself”

Acontece nesta quinta-feira, dia 25 de maio, às 19h30, no Cine Clube Despina, a exibição do documentário “Shoot Yourself”, de Paula Alzugaray e Ricardo Van Steen. A sessão especial, uma parceria da ArtRio, Canal CURTA! e Revista Select, terá um bate-papo dos convidados com Paula.

Produção de 2012, a narrativa de “Shoot Yourself” acompanha o trabalho de nove artistas: a cubana Tania Bruguera, o norte-americano Gary Hill, a suíça Pipilotti Rist, a espanhola Esther Ferrer, o coletivo francês Calvacreation, a iraniana Ghazel, a alemã Rebecca Horn e os brasileiros Cripta Djan e Paula Garcia. O ponto em comum entre esses artistas é a utilização do corpo como instrumento de sua arte. E o ponto que mais os distância é como essa arte é documentada – ou não, ficando apenas na memória do público e do próprio artista.

Entre os pontos centrais do documentário está também a análise do mundo atual, que com a democratização digital permitiu que qualquer pessoa tivesse acesso a fazer sua imagem e se auto difundir na internet, e a atuação dos primeiros artistas de performance, que desde os anos 70 se auto documentam.

O evento acontece a partir das 19h30 no Despina (R. Luís de Camões, 2 – Centro) e tem entrada gratuita.

Sobre Shoot Yourself

Shoot Yourself (Paula Alzugaray e Ricardo van Steen, 72’, Brasil, 2012)-- uma co-produção internacional da Delicatessen Films, Moviart, Tempo Design e La F.I.L.M (França), com direção de Paula Alzugaray e Ricardo van Steen, montagem de Yann Malcor e Antoine Vareille, e trilha sonora de Sergio Mekler e Chico Neves.

Gravado em São Paulo, Rio de Janeiro e Paris, durante uma residência artística dos documentaristas no Centre International D'Accueil et D'Échanges des Récollets, entre outubro e dezembro de 2010.