ArtRio

ArtRio 2017

No mês em que o Rio de Janeiro foi cenário de importantes eventos culturais, a ArtRio estreou de forma positiva no novo endereço, a Marina da Glória. Cerca de 48 mil pessoas visitaram a feira de arte, reforçando que o mercado continua forte no país e a economia dá sinais de recuperação. O evento aconteceu entre os dias 13 e 17 de setembro e ocupou uma área de 10.600 m².

A ArtRio focou nesta edição em trazer colecionadores e curadores de fora do Rio de Janeiro, brasileiros e internacionais. A organização do evento convidou um grupo 50 pessoas que, além da ArtRio, visitaram ateliês, museus e instituições culturais na cidade.

“Estamos muito felizes com a realização da ArtRio 2017. A mudança para a Marina da Glória foi extremamente positiva e esse formato aprovado tanto pelos galeristas como pelo público. Entendemos que a principal resposta sobre a importância da feira para o mercado está na forte presença de colecionadores e curadores, mostrando confiança no evento e na valorização da arte. Tivemos um público fenomenal, atingindo nossa capacidade máxima, o que reforça a certeza de que existe público para a arte no Rio de Janeiro”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Em 2018, a ArtRio acontecerá entre os dia 05 e 09 de setembro.

A ArtRio esse ano contou com os tradicionais programas PANORAMA e VISTA, com galerias brasileiras e estrangeiras. A feira teve ainda três programas curados: SOLO, com a curadoria de Kelly Taxter, co-curadora do Jewish Museum; MIRA, com curadoria de Bernardo José de Souza, curador da Fundação Iberê Camargo, e PALAVRA, com curadoria de Claudia Sehbe.
Em 2017 também a ArtRio bateu recorde de participação de empresas como patrocinadoras e apoiadoras do evento. Pelo sexto ano consecutivo, o evento teve apresentação do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. As marcas CIELO e Stella Artois fizeram sua estreia na feira já como patrocinadoras. A ArtRio teve ainda o apoio das marcas Minalba, IRB Brasil RE e Pirelli, e apoio institucional da Estácio, Klabin, High End e CasaShopping.

Pelo sétimo ano consecutivo, e desde sua primeira edição, a ArtRio teve a isenção de ICMS na aquisição de peças internacionais compradas por residentes no estado do Rio de Janeiro.
Além da presença das grandes galerias e de artistas consagrados mundialmente, a ArtRio tem entre suas metas apresentar e reconhecer novos nomes do segmento da arte. Um dos programas da feira, o VISTA, é dedicado às galerias jovens, que desenvolvem propostas artísticas inovadoras especialmente para feira. A ArtRio também realiza o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, que este ano teve sua 5ª edição, e é destinado a artistas jovens com até 15 anos de carreiras. Os selecionados em 2017 foram Iris Helena Araujo, C. L. Salvaro e Ismael Monticelli. Todos receberão residências artísticas e esse ano participaram com suas obras da ArtRio.

Dentro da programação oficial da ArtRio, aconteceu também a IDA, feira de design que contou com 23 expositores. Todas as peças presentes na IDA são seriadas ou exclusivas, e reforçam a força e o reconhecimento do design brasileiro.

Além do mercado da arte, a ArtRio movimenta toda a cadeia econômica da cidade. Para a realização da feira são gerados 3.400 empregos diretos e indiretos, além da atuação de 64 empresas.