ArtRio

Antonio Bokel e 'La Nature d'Or'

O artista visual Antonio Bokel inaugura hoje a individual "La Nature d'Or", na galeria Mercedes Viegas, na Gávea. O artista dá inicio a uma nova fase de seu trabalho em sua primeira mostra na galeria com trinta obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e um vídeo. A presença das figuras geométricas nas pinturas sobre madeira, faz o contraponto com as pinceladas gestuais e expressivas.

As esculturas são em bronze e madeira, e a grande novidade são as fotos feitas com celular, tratadas com filtros de instagram, que em sequência formam cenas de um filme nonsense, "entrevista com a natureza”. Segundo o artista, estas séries retratam sua busca "pela verdade, pela sua essência e pureza que se escondem ao longo da vida, por trás das máscaras e armaduras".

A mostra vai até o dia 28 de agosto. A Mercedes Viegas Arte Contemporânea fica na Rua João Borges 86 - Gávea. Funcionamento: de segunda a sexta, de 12h às 20h e sábados das 15h às 19h. Entrada gratuita.

Sobre o artista
Antonio Bokel (Rio de Janeiro, 1978) é formado em Design Gráfico. Realiza a primeira individual em Florença, onde faz cursos de historia da Arte e Fotografia. Em 2008 expõe na galeria Silvia Cintra + Box 4. Em 2010 realiza exposições na Galeria Portas Vilaseca e na Sid Lee Gallery (Amsterdã). Em 2011, participa da 1ª exposição ARTUR - Artistas Unidos em Residência, em Lagos, Portugal. E no mesmo ano, também realiza duas exposições individuais: Corpus Cordex, no Centro Cultural Solar de Botafogo, Rio de Janeiro, e Grafitti Error, na FB Gallery, Nova York. Em 2012, participa da exposição Gramática Urbana, no Centro de Arte Hélio Oiticica. Em 2013 participa da exposição e residência artística Movimentos Paralelos na República Dominicana. Em 2014, realizou individual "Periferia do Mundo" com curadoria de Vanda Klabin, no Centro Cultural Justiça Federal no Rio de Janeiro. Seus trabalhos estão em grandes coleções brasileiras, como a de Gilberto Chateubriand. Site oficial: http://www.antoniobokel.com.br/.