ArtRio

PRISMA: novo projeto curatorial da ArtRio 2015

A Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro realiza programas curatoriais desde sua primeira edição, em 2011. Este ano, estréia um novo projeto, o PRISMA, que vai ocupar o Armazém 4 do Píer Mauá, com curadoria de Carolyn H. Drake e Bernardo José de Souza.

O programa especial convida o público a explorar narrativas alternativas para compreender um mundo repleto de contrastes – uma hiper-realidade que existe tanto no mundo físico quanto no virtual. As obras selecionadas para o PRISMA lançam luz sobre a arquitetura tecnológica e social amparada na comunicação de massa, na circulação de commmodities e em infraestruturas corporativas constantemente em expansão, desafiando assim o status quo e os espaços sociais consolidados.

Esta exposição coletiva vai criar uma atmosfera na qual não haja distinção entre realidade e ficção, entre o mundo físico e o virtual, histórico ou futurista, universal e privado, indistintamente. Ao romper com os dados de realidade em que se baseiam nossas vidas diárias, o PRISMA busca levar o público a perceber as atividades comuns do dia a dia sob uma nova lente e perspectiva.

A holandesa Carolyn H. Drake é curadora independente e diretora do A Tale of a Tub, espaço sem fins lucrativos para debate sobre a arte contemporânea baseado em Roterdã, e também participante do conselho do Young Stedelijk, no Stedelijk Museum de Amsterdã. Bernardo José de Souza, que foi curador assistente da Bienal do Mercosul, é membro dos conselhos de curadores do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul e da Fundação Vera Chaves.

Conheça os artistas e galerias participantes: Alberto Borea (Y Gallery), Elmgreen & Dragset (Galeria Victoria Miro), Erika Verzutti (Galeria Fortes Vilaça), Gabriel Abrantes, Isaac Julien (Galeria Victoria Miro) e Liz Magic Laser (Galerie Wilfried Lentz), Jason Rhoades (Galeria David Zwirner), Juanli Carrion (Y Gallery), Keren Cytter (Galeria Pilar Corrias), Luiz Roque (Galeria Sé / Bolsa de Arte), Milton Machado (Galeria Nara Roesler), Neil Beloufa (Galeria Mendes Wood DM), Nicolas Bacal (Galeria Vermelho), Opavivará (A Gentil Carioca), Paulo Bruscky e Gabriel Maska (Galeria Nara Roesler), Rodrigo Matheus (Galeria Fortes Vilaça) e Sander Breure & Witte van Hulzen (Tegenboschvanvreden).